Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Maria Imaculada - Brasília-DF

Colégio

Maria Imaculada

Brasília-DF

Nossa História

Apresentação

O Colégio Maria Imaculada do Distrito Federal, escola católica da Rede Concepcionista de Ensino, conta com um histórico de perseverança, dedicação e amor à educação. Após a inauguração da nova capital, as Irmãs Sacrário Nebreda, superiora provincial, e Lourdes de Vasconcelos visitaram Brasília e conseguiram terrenos para a construção de colégios, de acordo com as exigências das doações realizadas naquela época pelo Governo Federal.

Com a conquista do espaço, as obras do Colégio Maria Imaculada tiveram início no ano de 1969. O projeto da construção completava uma área de 11.250 metros quadrados. No ano de 1972, as Irmãs Esméria Maria Pinto, Francisca Guimarães Tavares e Terezinha de Ávila chegaram a Brasília, acompanhadas pela Pronvincial da época, Irmã Mercedes Sansoni, para auxiliar nas atividades do Centro Educacional. As religiosas tinham o objetivo de colaborar para a extensão do Reino de Deus e, também, para o progresso da Congregação.

Com a companhia das Irmãs, o Colégio Maria Imaculada foi fundado no dia 20 de janeiro de 1972. Inicialmente, a escola contava apenas com 24 alunos matriculados. No dia 31 de outubro de 1972, o local ganhou outro destaque. Nesta data, o então arcebispo de Brasília, D. José Newton de Almeida Batista, decretou o reconhecimento da existência da nova comunidade. No mesmo ato, foi autorizada também a missão apostólica no segundo colégio da Rede em Brasília.

Ao longo dos primeiros anos, o Colégio foi recebendo uma demanda maior de alunos. Com isso, surgiu a necessidade de algumas alterações na estrutura, como a construção de mais salas de aula e, também, de espaços como piscina e parquinho para o curso infantil. Por isso, em 1977, a Irmã Provincial, Inês Herranz, autorizou a ampliação da escola.

No ano seguinte, a instituição iniciou atividades com turmas do infantil até a 8ª série do Ensino Fundamental II (atual 9º ano). Com o passar dos anos, o corpo diretivo foi adaptando a metodologia e oferecendo educação de qualidade aos alunos. Sob as bênçãos de Deus e de Mãe Maria Imaculada, o colégio mantém estas atividades e oferece novos meios de aprendizagem até os dias atuais.

“INTERPRETAR A HISTÓRIA COM SENTIDO DE FÉ, NOS LEVA A CONHECER OS GRANDES DESÍGNIOS DE DEUS SOBRE NOSSA PEQUENEZ”. (SANTA CARMEN SALLÉS).

Carmen de Jesus Sallés nasceu em Vich (cidade da província de Catalunha, na Espanha), no dia 9 de abril de 1848, e dois dias depois recebeu a graça do Batismo.

Em 1869, em condições sociais e políticas adversas, empreendeu uma nova etapa de progressivo discernimento da vontade de Deus. Entrou na congregação das Adoratrizes, onde conheceu jovens de sua idade que não tinham tido família, educação como a sua, jovens submetidas à exploração e ao vício.

E escutou, de novo, a voz do Espírito: “Para alcançar bons fins, são necessários bons princípios…”. Da regeneração de jovens extraviadas, passou à educação preventiva. Seguiu sua busca entre as Dominicanas, abriu-se à educação. E descobriu que os horizontes da educação feminina na sociedade do momento eram muito limitados.

O Espírito lhe sugeria novos horizontes para a mulher... E, a partir de 1892, Carmen, com três companheiras, empreendeu a fundação de uma Congregação Religiosa na Igreja. Sua missão: Oferecer à mulher uma educação em que se harmonizassem a piedade e as letras, a virtude e a ciência...

Filha de Maria Imaculada, expressou visivelmente seu desejo de imitá-la, inspirando-se nela para traçar seu modelo educativo. Filha da Igreja, nela e com ela, sob sua orientação e com sua aprovação, iniciou um caminho no seguimento de Cristo.

Faleceu em 25 de julho de 1911 em Madri. S.S. Juan Pablo II a beatificou em 15 de março de 1998, e sua canonização ocorreu em 21 de outubro de 2012 pelo Papa Bento XVI.

Somos a Família das Religiosas Concepcionistas Missionárias do Ensino, nascidas da experiência espiritual que Carmen Sallés, nossa fundadora, teve do amor providente e misericordioso de Deus Pai e de Cristo Redentor contemplado no Mistério de Maria Imaculada.

De Madre Carmen Sallés, recebemos, como herança, o Carisma Concepcionista, que tem como ponto focal o mistério da Imaculada Conceição. Nela Carmen Sallés se inspirou para traçar as características da educação que pretendia ministrar: uma educação preventiva e integradora de mentes e de corações.

Estamos presentes em quatro continentes e dezessete países, procurando concretizar o ardor apostólico, a criatividade e a fortaleza de nossa Fundadora.

Em 15 de outubro de 1892, apoiadas pelo Arcebispo de Burgos Dom Manuel Goméz Salazar, Carmen e três companheiras – Emília Horta, Candelária Boleda e Remédios Pujals – estreavam seu projeto de vida e, em 7 de dezembro desse mesmo ano, nascia a Congregação das Concepcionistas de São Domingo.

Em 16 de abril de 1893, foram aprovadas pelo Sr. Arcebispo de Burgos as Constituições da Congregação, e as primeiras religiosas emitiram a profissão religiosa iniciando um caminho que o tempo demonstraria atraente para ser percorrido por caminhantes diversos, em circunstâncias diversas.

De 1892 a 1911, M. Carmen estabeleceu treze casas na Espanha e iniciou os passos prévios para levar sua obra à Itália e ao Brasil. Tinha clara a ideia de levar a luz do Evangelho, o pão da cultura e o conhecimento e amor a Maria Imaculada a todas as partes do mundo. Viveu com a inquietação de universalidade, inspirando-se no lema “Ide e ensinai”.

Faleceu em 25 de julho de 1911, deixando um encargo a suas sucessoras: “Onde eu não posso ir vão vocês...”, o que se deu no ano seguinte a sua morte com a primeira fundação fora do país de origem da congregação. Em 1912 as primeiras filhas de Carmen Sallés pisaram em terras brasileiras.

Proposta
Pedagógica

Visando oferecer à sociedade uma proposta educativa de qualidade, a partir de uma concepção católico-cristã do mundo e da pessoa, inspirada no ideal educativo de Santa Carmen Sallés, a Rede Concepcionista de Ensino, presente em 17 países, atuando em 10 escolas, no Brasil, em 3 estados brasileiros e Distrito Federal, apoia-se na excelência acadêmica, baseada no mundo físico, social, cultural e digital; na personalização, considerando o aluno como centro da ação educativa; no compromisso social, embasado em um modo ético, refletido e intencionado de agir; em uma visão de bilinguismo, compreendido como uma forma de abertura a outras culturas e povos para geração de novos espaços de solidariedade e intercâmbios.

Visão

A Rede Concepcionista de Ensino visa ser plenamente reconhecida como comunidade educativo-evangelizadora que atenda da Educação Infantil ao Ensino Médio, tendo como pilares a excelência acadêmica, a personalização, a tecnologia e o compromisso social.

Missão

Evangelizar por meio da educação preventiva, tendo Maria Imaculada como fonte inspiradora, favorecendo a formação da pessoa e a percepção de si mesma enquanto sujeito histórico, capaz de influenciar na construção de uma sociedade justa e fraterna, por meio do testemunho e do anúncio de valores humano-cristãos.

Valores

A Rede Concepcionista de Ensino tem como meta formar pessoas abertas à comunhão e à transcendência e favorecer a experiência e a assimilação de um conjunto de valores universais, a fé na dignidade da pessoa humana e em sua marca divina. A vivência desses valores são manifestações de sua missão e sua visão de futuro. São eles:

- Abertura à transcendência: Anuncia continuamente os ensinamentos de Deus, ensinando a confiar e viver arraigados Nele, a ter um sentido positivo da vida e nos reconhecermos como seus filhos. Vive a esperança fundamentada na ressurreição de Cristo e na certeza de que Deus acompanha o seu povo, cumpre sua promessa e estimula a não desanimarmos diante das dificuldades. Favorece o conhecimento e a vivência da fé e a busca de uma vida mais digna para todos.

- Amor: É a valorização de nós mesmos e dos outros como pessoas amadas por Deus; traduz-se em gestos de ternura, misericórdia e atitudes de serviço, perdão, diálogo e acolhida. É um amor preferencial pelos que experimentam diferentes tipos de pobreza.

- Vida: É buscar a comunhão com toda a Criação e assumir a responsabilidade pela vida em todas as suas manifestações. É compromisso em defesa da vida humana, como presente de Deus. É desenvolver as potencialidades para melhorar a si mesmo, as pessoas e os povos como sinal de gratidão.

- Beleza: Tem como referência Maria Imaculada. É reflexo de sua harmonia, pureza de coração, simplicidade, transparência e bondade. Manifesta-se no trabalho bem-feito e no cultivo e desenvolvimento da sensibilidade estética.

- Liberdade: Favorece o exercício harmônico dos direitos e deveres de cada pessoa, em atitude de respeito e de colaboração com a liberdade de outros. Desenvolve a criticidade, a autonomia, a descoberta e a realização do projeto de vida pessoal. É uma liberdade comprometida com a justiça, com a não violência e com a paz.

- Verdade: Busca-se no diálogo entre a ciência, a fé e a cultura. Vê-se refletida no cultivo da interioridade e na atitude de sua busca constante. Manifesta-se na postura ética, sincera e coerente.

- Sentido de pertença: Manifesta-se em atitudes de solidariedade, trabalho em equipe, simplicidade, gratuidade, entrega. Consiste em perceber e agir como parte de uma comunidade: familiar, educativo-concepcionista, eclesial e social. Procura aprofundar em suas raízes, promover a corresponsabilidade e a participação. Impulsiona a concórdia, a convivência, o entendimento e a unidade na diversidade.

- Abertura à diversidade: Reconhece e valoriza a singularidade das pessoas e povos. Promove o respeito de ideias, costumes, culturas e religiões, que possibilitam o enriquecimento mútuo. Torna-se visível no encontro, no diálogo, no entendimento, na acolhida e na unidade.

- Competência: A competência na Rede Concepcionista de Ensino está fundamentada por uma das frases mais repetidas por Carmen Sallés: “O que fizerem, façam-no por Deus. E bem feito”. Daí nasce a exigência de serem criadas as melhores condições para que os processos de ensino-aprendizagem se desenvolvam de maneira eficaz e responsável.

- Cidadania: O primeiro passo para a organização da sociedade é a consciência de cidadania: toda pessoa humana é um ser de direitos e de deveres numa comunidade. A Rede Concepcionista de Ensino assume o compromisso de ajudar as pessoas a desenvolverem a consciência de que são membros responsáveis pelos distintos grupos – família, cidade, Igreja e nação –, privilegiando a relação interpessoal; de identificar e oferecer alternativas de cooperação na melhoria da vida cotidiana, na escola, na família e na comunidade.

- Solidariedade: Segundo os ensinamentos de Jesus, é a expressão da generosidade para com o próximo e tem sua significação ampliada no respeito de uns para com os outros. Fundamenta-se nos princípios da justiça e do respeito à dignidade de todos. O bem comum deve ser regra suprema contra o egoísmo e o corporativismo, somos parte da comunidade e responsáveis por ela. Ao estabelecer a solidariedade como um dos seus fundamentos, a Rede Concepcionista de Ensino propõe-se a desenvolver a “cultura da solidariedade” e reconhece que todos os critérios e normas que regem as relações no seu interior e os valores que devem ser passados aos seus membros devem ser impregnados por essa cultura.

Estilo Educativo

Nosso processo de ensino-aprendizagem fundamenta-se nas modernas teorias da construção do conhecimento. Utilizando-se de relações mediadoras de aprendizagens significativas oportunizamos ao educando atividades cognitivas, físicas, afetivas e espirituais que possibilitam o desenvolvimento de novas competências e habilidades, por meio de conteúdos conceituais (saber), procedimentais (fazer) e atitudinais (ser), com a finalidade de formar integralmente o aluno. Nossos fundamentos pedagógicos e metodológicos estão expressos a seguir.

Pedagogia preventiva:
Valorização da vida humana como dom a se desenvolver. Manifesta-se pelo cultivo dos seus aspectos positivos, favorecimento da autoestima e aceitação da vida como dádiva. A pedagogia preventiva surgiu da convicção da presença de energias do bem no coração de jovens e crianças.

Pedagogia integradora:
Reconhece a dignidade da pessoa e projeta a ação educativa em todas as suas dimensões – inteligência, vontade, caráter, sentimentos, capacidades físicas e psicológicas, consciência moral e religiosa. Isto supõe processos educativos que abrangem na pessoa possibilidades e capacidades; multiplicidade de suas relações consigo e com os outros, com a natureza e com Deus; diversidade das etapas de seu crescimento; aspectos e níveis de suas atividades, de forma a atender inclusive às suas necessidades básicas.

Pedagogia da autonomia e da liberação:
Capacita a pessoa a tomar decisões à luz de valores firmes e a assumir responsavelmente as consequências dessas decisões. Este conceito sugere que a pessoa é capaz de autodireção, de escolha, ou seja, de liberdade para fazer o que deve e querer o que faz. Essa liberdade humana é condicionada pelas circunstâncias, mas é também fundamentada na liberdade de Deus, que cria o ser humano à sua imagem e semelhança. Promove no educando a humanização para libertar-lhe de tudo aquilo que não lhe permita ser verdadeiramente pessoa, reconhecendo a importância dos limites no exercício da própria liberdade. Considera que a pessoa tem de descobrir-se e conquistar-se como sujeito de seu próprio destino histórico.

Pedagogia da presença e do acolhimento:
“Deus nos dá por companheiras as crianças. O Senhor as confiou ao nosso cuidado. Velemos dia e noite por elas, seja esta nossa ocupação cotidiana, o objeto de nossas insônias e de nossos mais ternos cuidados.” (Madre Carmen Sallés) A acolhida é uma atitude constante do educador diante de seus alunos e dos alunos diante de seus colegas. Apresenta-se nas posturas, ações e relações do dia a dia da convivência escolar. O interesse do educador pelo bem-estar do aluno, especialmente o ausente, o doente e o que se encontra em alguma necessidade, o atendimento dedicado e a orientação adequada a cada um, seu incentivo à ajuda mútua entre os alunos constituem alguns dos sinais concretos dessa atitude.

Pedagogia motivadora:
Oferece motivações profundas inerentes a cada etapa do desenvolvimento dos alunos. As motivações válidas que favorecem o amadurecimento sãos as que, em nosso processo educativo, ajudam o educando a superar-se para crescer, desenvolver suas potencialidades e solidificar sua autoestima.

Metodologia dos gestos humanos como sinais de amor:
Parte do princípio de que a pessoa é originariamente criada para a comunhão. Expressa-se numa atitude de diálogo, doçura e simplicidade, ternura e fortaleza, solicitude e dedicação, na capacidade de realizar um trabalho em equipe. O educador concepcionista é chamado a manifestar o amor de Deus, sempre disposto a tomar a iniciativa para um amor fraterno e universal.

Metodologia do exemplo como a melhor forma de educar:
“Os exemplos de vida falam com mais clareza do que as palavras.” (Madre Carmen Sallés)
É importante viver bem e contagiar. O educador concepcionista tem consciência de que o exemplo é a melhor forma de educar.

Metodologia da educação personalizada:
A educação personalizada considera o aluno como o centro da ação educativa, acolhe-o como é e ajuda-o a crescer. Expressa-se na capacidade de interagir com os alunos numa comunicação autêntica, amar a cada um em sua diversidade, acompanhar cada aluno em seu processo de maturação como pessoa, ajudar o educando a tornar-se um ser humano feliz e unificado.

Madre Carmen Sallés baseou sua metodologia na atenção personalizada aos educandos por perceber que são diferentes em interesses, capacidades, estágios de aprendizagem, motivações, cultura, tempo de assimilação, necessidades educativas e de integração; que exigem a adaptação do método de ensino às suas características individuais.

Metodologia criativa, empreendedora e ética:
É uma exigência que requer abertura à realidade científica, cultural, social e religiosa. Consiste em recriar o que se recebe com respostas originais. A educação empreendedora que propomos desenvolve competências exigidas na atualidade com o objetivo de favorecer o desenvolvimento de uma sociedade pautada nos valores éticos, morais e espirituais. A metodologia pautada na ética capacita o educando para respeitar os direitos do ser humano, para viver a cidadania, o respeito pelas minorias, a conservação da vida e da natureza, para assumir com responsabilidade sua liberdade individual.

Desenvolve-se por meio da participação ativa e no trabalho em colaboração com outros educadores; na educação sistemática e no trabalho além da sala de aula; no planejamento; integração global dos distintos recursos educativos; por meio da constante preparação profissional, da flexibilidade, da reflexão e da análise.

Metodologia de estilo celebrativo:
A marca de “Família Concepcionista” é vivenciada em ambientes serenos, estimulantes e alegres, onde é possível a manifestação festiva e criativa da pessoa e da comunidade, como forma singela e natural de desenvolver e fortalecer o imaginário coletivo. Cenário de alegria e beleza, de encontro com a interioridade, de favorecimento do encontro com o outro compõem uma educação marcada por estilo celebrativo. Origina-se da aspiração em educar antes de instruir, com um sentido estético, ético e transcendente que desenvolve a criatividade, a abertura ao outro e à comunhão entre todos os membros da comunidade educativa.

Espaço-Físico

O Colégio Maria Imaculada é uma escola católica, da Rede Concepcionista de Ensino, que se propõe a evangelizar através da educação, tendo Maria como fonte inspiradora.

A Instituição é dirigida pelas Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino e mantida pela Associação Educativa e Assistencial Maria Imaculada. Localiza-se no Lago Sul, QI 05 ch72, em ampla chácara.

Fundamental I

Fundamental II

Direção Geral: É exercida pela Irmã Rosangela Paula dos Santos.
É a instância responsável pela organização e coordenação geral do COLÉGIO MARIA IMACULADA, encarregada de zelar e garantir, juntamente com o Conselho da Direção Geral, o cumprimento dos objetivos da instituição em fidelidade à Igreja e ao Carisma Concepcionista. Busca a integração dos diversos setores em função do cumprimento da Missão Concepcionista na Instituição.

Direção Administrativa: É assumida por Irmã Maria da Glória de Paula
É responsável pela administração geral da ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA E ASSISTENCIAL MADRE CARMEN SALLÉS - COLÉGIO MARIA IMACULADA e a OBRA SOCIAL MARIA IMACULADA. Favorece a realização das diversas atividades educacionais em vistas ao cumprimento dos objetivos institucionais. Conta com a colaboração da assistente da Direção Administrativa Keila de Melo Moreira.

Direção Pedagógica: Exercida por Maria Rosângela Carvalho Viegas de Araújo. É responsável pela organização e coordenação das atividades educativas do COLÉGIO MARIA IMACULADA, no que envolve a comunidade educativa, e pela garantia do bom desempenho de todo o processo educativo, em consonância e fidelidade ao Projeto Educativo Concepcionista. Funciona como elemento dinamizador dos diversos setores do colégio.

Coordenação de Segmento: é o serviço que orienta, acompanha e avalia o trabalho desenvolvido pelos professores, coordenadores de área e coordenadores de série, garantindo o alcance dos objetivos, a qualidade do processo pedagógico e a unidade de ação.

• Segmento I - Coordenação da Educação Infantil - Gláucia Pereira de Souza;
• Segmento II - Coordenação do Ensino Fundamental I - Ir. Sarah Reis;
• Segmento III - Coordenação do Ensino Fundamental II - Maria Rosângela Carvalho Viegas de Araújo.

Setor de Pastoral: coordenador - Wagner Melo.
Serviço responsável pela animação de toda a Comunidade Educativa na vivência e no crescimento da fé. Suas principais funções são programar, planejar e coordenar a dinâmica da evangelização junto a alunos, professores, funcionários e famílias.

Educadores: O corpo docente do Colégio Maria Imaculada é constituído por profissionais habilitados que se comprometem a percorrer o itinerário educativo da escola, em comunhão com as diretrizes expressas no Projeto Educativo Concepcionista.

Serviços de Apoio Pedagógico
Apoio Pedagógico: Ir. Sarah Reis
O Serviços de Apoio Pedagógico é o serviço que orienta o aluno no aspecto social, afetivo e comportamental, cooperando para o seu desenvolvimento integral. Faz também a ligação entre a Família e a Escola, atendendo os pais, quando necessário.

Auxiliar de Coordenação: Almirene Reis de Sousa.
O serviço de auxiliar de coordenação destina-se a promover e integrar o relacionamento respeitoso entre alunos, procurando manter a disciplina, a ordem e a segurança na Escola.

Secretaria: Luciana Malta da Silva.
É o órgão responsável pela documentação dos alunos, dos funcionários e da Escola.

Tesouraria: Irmã Maria da Glória de Paula
É o órgão responsável pelo controle do pagamento das mensalidades escolares, bem como de questões afins.

Biblioteca
Serve de suporte ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, constituindo-se em centro de leitura, orientação e pesquisa de toda a comunidade escolar.

Reprografia: Claudiney Carlos Grandi.
Encarregado pela digitalização e reprografia do material necessário para a realização das atividades pedagógicas desenvolvidas pelos educadores.

Técnico em Informática: Rafael Gomes Machado.
É responsável pela manutenção constante dos equipamentos e rede de informática e da assessoria aos educadores na utilização da informática como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem.

Webmaster: Rafael Gomes Machado.
É responsável pela elaboração, implantação e suporte dos sistemas locais do colégio, bem como pela manutenção e atualização do site e os mais diversos serviços voltados para as plataformas online.

Informática Educacional:
A Informática Educacional, vista como recurso pedagógico, é desenvolvida durante as aulas e oferecida desde o Mini Maternal. Os alunos, acompanhados pelos professores, descobrem o computador como ferramenta útil para a complementação das atividades escolares.

Comunicação (Revisora e Jornalista): Amanda Perissê.
Responsável pela imagem e divulgação dos acontecimentos diários do colégio, alimentação do portal institucional e redes sociais, assim compartilhando e fazendo circular as informações entre o público interno e externo. Também responsável por toda a correção e revisão dos materiais escritos, prezando pela clareza e harmonia do texto para que exista uma comunicação clara ao leitor.

Setor de Comunicação da Rede Concepcionista: É encarregado de promover a aproximação dos diversos setores da Instituição e integrantes da Rede Concepcionista de Ensino, especificamente do Colégio Maria Imaculada e Obra. Faz com que as ações realizadas para o cumprimento da Missão Concepcionista sejam mais conhecidas e reconhecidas tanto interna, pela comunidade educativa, como externamente. Produção Gráfica: Edenilson S. Coelho.

Almoxarifado
O almoxarifado é encarregado de fazer o levantamento do material a ser utilizado, dos custos, das aquisições e do controle e armazenamento adequado de todo o material a ser utilizado em função das atividades educativas.

Recepção: Claudiney Carlos Grandi e Rúbia Gracina da Costa e Silva
Setor responsável pelo atendimento, informação, identificação e encaminhamento das pessoas que entram e saem do colégio.

Vigilância: Empresa terceirizada - Ágil (Serviços Condominiais e Corporativos Especializados Ltda).

Serviço de Manutenção e Limpeza: Tem por finalidade manter a ordem, a higiene e a limpeza e zelar pelo bom funcionamento dos locais e materiais utilizados.

Encarregado de limpeza: Ana Vieira de Souza Santana