Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Maria Imaculada - Brasília-DF

Colégio

Maria Imaculada

Brasília-DF

Notícias

Aug.
14

2018

Visita técnica

Assessora pedagógica da Rede Concepcionista de Ensino visita Colégio Maria Imaculada do Distrito Federal


Planejamento, organização e inovação são essenciais para o desenvolvimento pedagógico das instituições de educação. É com essa visão que a assessora pedagógica da Rede Concepcionista de Ensino, Maria Otilia Guimarães, trabalha. A profissional visitou o Colégio Maria Imaculada no dia oito de agosto, e teve a oportunidade de acompanhar, conhecer e aconselhar as ações desenvolvidas pelos educadores da escola.

“A parte pedagógica, de certa maneira, é o coração da escola. Ou seja, tudo funciona em torno dessa área. Os pais e responsáveis acompanham o aluno e observam como funciona e como acontecem as aulas e as atividades. Além de seguir a filosofia de Santa Carmen Sallés, nossa meta é que o ensino da Rede tenha sempre excelência. Todo o nosso projeto é voltado a estimular os professores a desenvolverem ações que impulsionem os conhecimentos dos educandos”, explica a assessora pedagógica.

Com o objetivo de ajudar educadores no planejamento e nas dificuldades, Maria Otilia iniciou o projeto há três anos. A ideia era auxiliar os professores, diretores e coordenadores no direcionamento de conteúdos que são apresentados em sala de aula. Atualmente, a assessora vai a todas as escolas da Rede no Brasil duas vezes por ano, sendo uma visita recebida por semestre, em cada instituição.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, a educadora percebeu que, apesar de seguir os mesmos princípios, cada escola tem alguns aspectos diferentes. Isso porque cada colégio trabalha com um público diferente e, dessa forma, precisa de adaptar para melhor fazer o que Santa Carmen Sallés sempre desejou: formar pessoas para um mundo novo. Sendo assim, Maria Otilia busca sempre conhecer o local, alunos e profissionais que atuam em cada cidade.

No Colégio Maria Imaculada, a assessora, inicialmente, teve uma reunião com a diretora pedagógica, Maria Rosângela Viegas de Araujo, na qual pôde ter contato com um panorama geral da escola. Em seguida, se reuniu com a equipe diretiva para perceber a maneira como as aulas eram ministradas. Para finalizar, houve um encontro com os educadores, no qual os mesmos apresentaram seus planeamentos de aulas, mostrando o diferencial que utilizam para lecionar os conteúdos aos alunos.


Fernanda de Lima
Assessoria de Comunicação Social