Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Maria Imaculada - Brasília-DF

Colégio

Maria Imaculada

Brasília-DF

Notícias

Mar.
18

2019

Trabalho Voluntário

Para o Bem Comum Acontecer: mãe de aluno do Colégio Maria Imaculada explica a importância do Trabalho Voluntário



Ajudar o próximo e se dedicar para fazer o bem comum acontecer são características que fazem parte da vida e da rotina de Daniele Ferreira, mãe do aluno do 7º ano do Ensino Fundamental II André Ferreira Venturini. Ela faz parte da equipe da Associação de Voluntários do Hospital Universitário de Brasília (AVHUB), faz doações de alimentos e produtos de higiene às famílias carentes, e realiza esses trabalhos com muita alegria, dedicação e emoção.

Daniele tem um carinho muito especial pelo Colégio Maria Imaculada, pela atenção e recepção familiar que o ambiente e os funcionários oferecem. André estuda na Instituição desde 2013, quando cursou o 1º ano do Ensino Fundamental. Ela acompanha as redes sociais da Escola e gostou bastante do tema do mês de fevereiro da Agenda Concepcionista, que foi a Ilha do Voluntariado.

A história de vida de Daniele é emocionante. Em 2015, ela descobriu um câncer já em estágio grave, e iniciou o seu tratamento com muita fé e esperança. Foi aí que ela começou a repensar uma forma de viver melhor: separar o tempo de trabalho e o de ficar com a família, pois além de André, também tem outro filho, Christian, que atualmente tem 25 anos.

“Foi um período muito difícil para mim e para meus filhos. Passei por cirurgias, quimioterapias e demais tratamentos. E durante todo esse tempo, recebi um carinho muito especial dos educadores da escola, da Irmã Maria Vieira, da coordenadora Rita e da professora Camila, que na época ministrava aulas para o André. Esse ambiente acolhedor me faz ficar cada vez mais encantada pela Escola”, conta Daniele.

Depois da recuperação, Daniele lembra de como foi importante o apoio e o carinho no tratamento e assim surgiram a necessidade e a vontade de ajudar as pessoas que passavam por situações delicadas. Foi então que em 2017 conheceu e ingressou no grupo de voluntários do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Para ela, a doença a fez mudar completamente o ritmo de vida.

A AVHUB foi a oportunidade de Daniele para ajudar os pacientes que necessitam de carinho, atenção e doações. A associação é uma entidade sem fins lucrativos, que atua há mais de 20 anos no HUB, proporcionando apoio emocional e assistencial, além de carinho, alegria e atividades voltadas ao bem-estar dos enfermos internados no hospital.

O trabalho da associação beneficia pacientes da Clínica Médica, do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), da Hemodiálise e demais setores do HUB. Todas as ações são realizadas graças às doações da comunidade e aos parceiros do projeto. São arrecadados alimentos, produtos de higiene pessoal, medicamentos, fraldas e até roupas para realizar bazar. Todos os donativos são separados e entregues às famílias que são atendidas no hospital.

No momento, Daniele ocupa o cargo de coordenadora voluntária da Maternidade do HUB, depois de passar por outros setores do hospital. Com muita emoção, ela conta que recebe doações de roupas e as lava e passa para entregar com muito carinhos às mamães que estão internadas no HUB.

Além disso, Daniele, acompanhada dos dois filhos, André e Cristian, faz doações para famílias carentes. Juntos, eles reúnem alimentos, montam cestas básicas e arrecadam outros donativos, como fraldas, e entregam para as pessoas que necessitam da bondade e caridade do próximo para se alimentarem.

“Ser voluntário é poder se doar para fazer um trabalho que beneficia alguém. O nosso pagamento é o sorriso, a alegria e saber que estamos fazendo bem para alguém que está precisando. Para ser voluntário é preciso estar bem consigo mesmo e assim passar essa tranquilidade para o outro”, explica.


AVHUB

A Associação de Voluntários do Hospital Universitário de Brasília realiza diversas atividades para arrecadar doações. Todo o material recebido é direcionado para as famílias que estão sendo atendidas no hospital. Além dos voluntários e parceiros, a AVHUB também precisa de você!
O contato com a associação pode ser feito pessoalmente em uma sala especial do HUB, que fica no Ambulatório I (quadra 604, bloco A), ou pelo telefone (61) 2028-5036. A equipe de voluntários atende a todos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Contribuições também podem ser depositadas através de conta bancária, com os seguintes dados:
Banco do Brasil
Agência: 3603-x
Conta Corrente: 437.666-8
CNPJ: 97.423.529./0001-50


Fernanda de Lima
Assessoria de Comunicação Social