Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Maria Imaculada - Brasília-DF

Colégio

Maria Imaculada

Brasília-DF

Notícias

May.
22

2018

Alunos do CMI-DF visitam comunidade terapêutica

Na manhã desta terça-feira (22), os alunos do 8º e do 9º ano conheceram a Comunidade Terapêutica Nova Esperança, um centro de recuperação de dependência química e ressocialização para mulheres. Na oportunidade, os estudantes conversaram com as moradoras do local e foram alertados sobre os perigos do uso de drogas.

Toda a visita foi acompanhada pelos professores Bruno, Wagner e Ana Paula. Logo ao chegar ao local, que fica próximo à Região Administrativa Brazlândia (DF), os alunos foram recebidos com muita alegria. Em um primeiro momento, as mulheres que se recuperam na comunidade se apresentaram, contando experiências de vida e aconselhando os alunos a ficarem longe das drogas.

Em seguida, os educandos compartilharam histórias de familiares e fizeram perguntas às moradoras. Assim, foi possível entender que é essencial ter o controle de emoções e buscar ajuda sempre que necessário. A atividade estimulou e mostrou que a bondade pode salvar a vida de pessoas próximas.

“Para os alunos, visitar uma comunidade terapêutica como esta, tem grande importância. Isso porque a atividade desperta a sensibilização da questão das drogas, que é o câncer o mundo. Os testemunhos das mulheres provocam essa reflexão para futuros debates com os alunos em relação ao combate à dependência química”, disse o professor de Geografia Bruno Cardoso.

Seguindo a programação, os alunos lancharam juntamente com a equipe da comunidade. Depois, as turmas conheceram a casa que abriga as mulheres e até a fábrica de biscoitos onde elas trabalham. A produção do alimento é a fonte de renda que sustenta e apoia as ações realizadas pela casa terapêutica.

Durante o retorno, os alunos comentaram as histórias de vida que ouviram ao longo da vista. Todos ficaram emocionados e se solidarizaram com todas as mulheres. Enquanto ainda estavam no local, algumas educandas brincaram e até ajudaram a dar comida para as filhas das moradoras.

A saída pedagógica faz parte de um projeto que une as disciplinas de Geografia, Ciências e Ensino Religioso. Em outros momentos, os professores irão desenvolver trabalhos para a semana, aprofundando a reflexão dos estudantes sobre o aprendizado adquirido. Além disso, a visita também teve uma ligação com o trabalho que a escola tem desenvolvido em relação à campanha da Fraternidade, que engloba a superação da violência.


Me ame quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso", provérbio chinês.


Fernanda de Lima
Assessoria de Comunicação Social