Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Maria Imaculada - Brasília-DF

Colégio

Maria Imaculada

Brasília-DF

Notícias

Jun.
11

2018

Festa Junina 2018

Diversidade, cultura e danças típicas das regiões brasileiras são destaques na Festa Junina do CMI-DF

No último sábado (9), o Colégio Maria Imaculada realizou a Festa Junina da escola. O evento, que teve como tema “Copa na Roça: A Diversidade é Nossa”, e reuniu alunos, familiares e funcionários, ganhou destaque pelas comidas típicas da época e, também, pelas apresentações dos alunos, que mostraram músicas e danças típicas das regiões do Brasil.

O evento relembrou danças de diversos estados do país. “Nós trabalhamos com os alunos a diversidade e o respeito em relação às culturas das regiões do Brasil. Também promovemos, na festa junina, a Copa do Mundo. Conseguimos oferecer uma excelente atividade, que envolveu a Educação Física e também outras disciplinas curriculares. Isso impulsionou o conhecimento dos nossos estudantes em relação às danças regionais”, disse a diretora pedagógica e coordenadora do Ensino Fundamental II, Maria Rosângela C. Viegas de Araújo.

As apresentações dos alunos homenagearam o sertanejo, do Centro-Oeste, a vaquejada e a festa de Barretos, do Sudeste, o carimbó, do Norte, a tradicional “Pau de Fita”, do Sul, e, também, os famosos forró e quadrilha do Nordeste. A cada dança, o público aplaudia e admirava as roupas, passos e demais características das culturas das cinco regiões.

As apresentações da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II foram trabalhadas com a coordenação do professor de Educação Física, Leonardo Tavares. O educador buscou trabalhar movimentos através dos conhecimentos em psicomotricidade, parte que vem sendo trabalhada com os estudantes do Maternal ao 2º Período.

“A Festa Junina é uma forma alegre e divertida de apresentar a cultura do país para os alunos. Como professor de Educação Física, eu já venho trabalhando com os alunos a expressão corporal. Pelo tema do evento ser a diversidade, tivemos a oportunidade de promover as danças típicas de todas as regiões do país. Os estudantes amaram o trabalho, e eu fiquei feliz por ter tido o papel fundamental no desenvolvimento das coreografias”, disse o professor Leonardo.

Os familiares e alunos também aproveitaram o momento para participar de bingos, que sortearam cestas de chocolates e produtos de perfumaria, e também saborear as comidas juninas tradicionais. Pamonha, pipoca, cachorro-quente, churrasco, canjica, batata frita e milho cozido foram alguns dos pratos servidos. Além disso, foi rifado R$ 1.000,00, com a ajuda de venda de fichas feitas pelos alunos da escola. As crianças se divertiram com os jogos, como pescaria, boca do palhaço, pula-pula e dados.

A festa do CMI-DF também contou com a presença de ex-alunos. Victor de Levy Oliveira, que estudou na escola, foi voluntário e ficou responsável por coordenar o jogo “Boca do Palhaço”. “Participei para agradecer e reviver a experiência desse ambiente familiar do Colégio Maria Imaculada”, afirmou.

Com a programação animada, os familiares elogiaram a organização e as atividades oferecidas. “Sou ex-aluno e sempre participo da Festa Junina do CMI-DF. Esse evento nos dá a oportunidade de encontrar velhos amigos e, também, festejar com a minha filha, que estuda na escola”, disse Jacques Simbalista, pai da aluna Maitê Frejat Simbalista do 4º ano “B”.


Fernanda de Lima
Assessoria de Comunicação Social