Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Maria Imaculada - Brasília-DF

Colégio

Maria Imaculada

Brasília-DF

Notícias

Oct.
22

2018

Mostra Cultural

Convivência e superação da violência são temas dos trabalhos apresentados na Mostra Cultural de 2018




Ao longo deste ano letivo, a Rede Concepcionista de Ensino trabalhou com os estudantes o tema da Campanha da Fraternidade de 2018, que aborda a superação da violência. No Colégio Maria Imaculada, educadores e alunos se empenharam na produção de trabalhos, debates, pesquisas e saídas pedagógicas relacionadas à importância de ajudar o próximo. Com isso, no último sábado (20), a escola realizou a Mostra Cultural de 2018, para expor os trabalhos e aprendizados dos educandos em relação ao tema “Cultivando a Arte do Conviver em Sociedade”.

Para iniciar o evento, os educandos do Ensino Fundamental II apresentaram uma coreografia especial. Os alunos da Educação Infantil também dançaram canções sobre a superação da violência. A dança das turmas do período vespertino abordou a paz no trânsito, já as classes do tuno matutino mostraram a importância da paz mundial e, durante o espetáculo, utilizaram as bandeiras dos 17 países em que a Rede Concepcionista está presente.

Os estandes de trabalhos foram os grandes destaques do evento. A paz foi o principal tema abordado pelas turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II em diversas áreas, como no trânsito, nas religiões, na medicina e na natureza. Também foram abordadas as consequências que as drogas causam para os jovens e adultos.

“Na Mostra Cultural, o meu grupo trabalhou o alcoolismo no trânsito e suas consequências. Ao longo dos bimestres, estudamos muito e realizamos diversas pesquisas para ter conhecimento. Com isso, explicamos no evento como o álcool age no cérebro e como prevenir os acidentes por causa dessas substâncias”, explicou Isaac Coutrim Magalhães, aluno do 7º ano “A”.

Durante a Mostra Cultural também houve a Feira do Trabalho, na qual pais e educadores disponibilizaram produtos e serviços de suas profissões. A ideia da escola é aproximar ainda mais família e escola, além de promover um momento descontraído para divulgação de serviços para toda a comunidade. Exposições de joias, bolsas, copos personalizados e pacotes turísticos foram alguns dos destaques.

No mesmo dia, foi realizada ainda a troca de faixa de Judô dos alunos. O sansei e professor de Educação Física Leonardo Tavares foi o responsável pelo momento que elevou os atletas de fase na modalidade esportiva. Além disso, os judocas mostraram técnicas e muito respeito ao apresentarem alguns golpes ao público presente.

Familiares aproveitaram a Mostra para apreciar os trabalhos produzidos pelos alunos. “Eu tenho um carinho muito grande pelo Colégio, porque une as famílias e aqui as crianças estão sempre sorrindo e brincando. E esse evento faz com que os alunos fiquem ainda mais próximos. A escola está de parabéns”, disse Ricardo Ceze, pai dos alunos Fábio Ceze, do 3º ano “A”, e Letícia Ceze, do 2º Período “A”.


Semana Cultural

A Mostra Cultural fez parte da programação da Semana Cultural da escola, que foi realizada entre os dias 16 e 20 de outubro. Além da Mostra, foram realizadas a Noite Literária, com apresentações dos alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I; Grammy, com homenagens à banda The Beatles feitas pelos estudantes do Ensino Fundamental II; e a Noche Latina, com a participação dos educandos do 5º ao 9º ano.


Fernanda de Lima
Assessoria de Comunicação Social